quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sou professora aposentada na rede municipal de ensino já a mais de 5 anos e atuo ainda na rede estadual de SP e muita coisa mudou no ensino.
A cada ano que passa, nós professores ficamos cada vez mais desanimados com a falta de respeito pela nossa profissão, pela falta de incentivo e pela desvalorização com relação ao salário baixo que recebemos pelo nosso trabalho e dedicação.
O governo não investe na educação como deveria e o descaso é muito grande.
Tolhem a liberdade do professor atuar em sala de aula com proposta absurdas fora da nossa realidade brasileira.
Muitas cobranças dessas propostas são feitas nas reuniões para atuar, como eles querem e  a nossa experiência em educar e desenvolver nosso trabalho com a metodologia adequada vai para água  abaixo.
Depois de alguns anos dessa nova proposta educacional, o aluno acaba saindo da escola sem aprender a ler e a escrever.E isso é sempre culpa do professor.
Muitos alunos são promovidos sem nada saber!
Porque a lei obriga a não reter o aluno,principalmente de 1º e 2º anos.
É a tal, progressão continuada...
A escola praticamente virou um depósito de alunos,onde muitos vem para comer a merenda que é oferecida diariamente.
A responsabilidade do estudo e a dedicação ficam em segundo plano.
Como educadora e psicopedagoga me sinto de mãos atadas, para fazer o meu trabalho pedagógico com mais liberdade.
Professores antigos assim como eu, tem tantas experiências e tanta intenção de fazer com que as crianças aprendam, porém não temos o respaldo necessário para desenvolver nosso trabalho.
Falta tudo!
 Só temos o giz, o apagador, o quadro de giz e a boa vontade!
Muitos se esquecem que na  Constituição Brasileira, onde está o artigo que fala sobre a Educação, diz que temos a  Liberdade de Cátedra.
Só que essa lei não é respeitada.
Tudo é sempre imposto da forma que a Secretaria da Educação  e o governo quer.
No Japão o professor é respeitado porque segundo a filosofia do país :"O imperador se curva diante do professor, porque sem professor não pode existir o imperador" ,aliás essa frase foi dita pelo próprio imperador do Japão.
Tudo que queremos é mais respeito aos mestres do ensino, maior valorização pelo nosso trabalho, maior liberdade para ensinar e se expressar, mais apoio de todos ...

sábado, 15 de outubro de 2011

VIVA O PROFESSOR!

Confira abaixo a letra da vídeo que o governo está veiculando na tv para valorização de nossa profissão. Achei o vídeo muito bem feito.
 
UM BOM PROFESSOR, UM BOM COMEÇO

A base de toda conquista é o professor
A fonte de sabedoria, o professor
Em cada descoberta, cada invenção
Todo bom começo tem um bom professor

No brilho de uma ferrovia
(um bom professor)
No bisturi da cirurgia
(um bom professor)
No tijolo, na olaria, no arranque do motor
Tudo que se cria tem um bom professor

No sonho que se realiza
(um bom professor)
Cada nova ideia tem um professor
O que se aprende, o que se ensina
(um professor)
Uma lição de vida, uma lição de amor

Na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura
Em toda teoria, tudo que se inicia
Todo bom começo tem um bom professor
Tem um bom professor




PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES - MESTRES PELO SEU DIA! 
SEM VOCÊS NINGUÉM SERIA ABSOLUTAMENTE NADA, NEM O MÉDICO QUE SALVA VIDAS HAVERIA NESTA SOCIEDADE QUE NÃO VALORIZA A MAIS IMPORTANTE PROFISSÃO  DO MUNDO!
                                                                                                    "PROFESSOR"