Sou professora aposentada na rede municipal de ensino já a mais de 5 anos e atuo ainda na rede estadual de SP e muita coisa mudou no ensino.
A cada ano que passa, nós professores ficamos cada vez mais desanimados com a falta de respeito pela nossa profissão, pela falta de incentivo e pela desvalorização com relação ao salário baixo que recebemos pelo nosso trabalho e dedicação.
O governo não investe na educação como deveria e o descaso é muito grande.
Tolhem a liberdade do professor atuar em sala de aula com proposta absurdas fora da nossa realidade brasileira.
Muitas cobranças dessas propostas são feitas nas reuniões para atuar, como eles querem e a nossa experiência em educar e desenvolver nosso trabalho com a metodologia adequada vai para água abaixo.
Depois de alguns anos dessa nova proposta educacional, o aluno acaba saindo da escola sem aprender a ler e a escrever.E isso é sempre culpa do professor.
Muitos alunos são promovidos sem nada saber!
Porque a lei obriga a não reter o aluno,principalmente de 1º e 2º anos.
É a tal, progressão continuada...
A escola praticamente virou um depósito de alunos,onde muitos vem para comer a merenda que é oferecida diariamente.
A responsabilidade do estudo e a dedicação ficam em segundo plano.
Como educadora e psicopedagoga me sinto de mãos atadas, para fazer o meu trabalho pedagógico com mais liberdade.
Professores antigos assim como eu, tem tantas experiências e tanta intenção de fazer com que as crianças aprendam, porém não temos o respaldo necessário para desenvolver nosso trabalho.
Falta tudo!
Só temos o giz, o apagador, o quadro de giz e a boa vontade!
Muitos se esquecem que na Constituição Brasileira, onde está o artigo que fala sobre a Educação, diz que temos a Liberdade de Cátedra.
Só que essa lei não é respeitada.
Tudo é sempre imposto da forma que a Secretaria da Educação e o governo quer.
No Japão o professor é respeitado porque segundo a filosofia do país :"O imperador se curva diante do professor, porque sem professor não pode existir o imperador" ,aliás essa frase foi dita pelo próprio imperador do Japão.
Tudo que queremos é mais respeito aos mestres do ensino, maior valorização pelo nosso trabalho, maior liberdade para ensinar e se expressar, mais apoio de todos ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário